home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
prêmio design
 22º Prêmio Design
conheça os premiados  veja os selecionados
categorias premiadas
Eletroeletrônicos
Equipamentos de construção
Iluminação
Mobiliário
Protótipo mobiliário
Têxteis
Trabalhos escritos
Utensílios
 Eletroeletrônicos
Linha Movement E. Foto: Mario Grisolli 1° lugar
Movement linha E
Design: Guto Indio da Costa, Felippe Bicudo, Camila Fix, Augusto Seibel, Gustavo Russi, Felipe Rangel, Ricaro Sá Freire, Adauto Marçal, Indio da Costa Design Ltda.
Produção: Brudden equipamentos
A empresa atua desde os anos 90 na criação de produtos nacionais de pouca complexidade, preço acessível, baixo custo de manutenção. A nova linha de produtos inova através do design, com esteira e elíptico compatíveis com o mercado atual e aptos a concorrer num ambiente dominado por modelos de marcas internacionais. A complexidade tecnológica do projeto, o tratamento formal eficiente e elegante foram aspectos destacados. Também o uso da energia do movimento do usuário para alimentar o painel de operações nas bicicletas contribuiu para a escolha da linha para primeiro lugar na categoria.
Lavadora Mariana Wanke Menção Honrosa
Lavadora Mariana Wanke
Design: Marcos Sebben, Eduardo Sanches, Glademir Prestini, Frederico Prates Verícimo, Piero Luigi Picinini, Design Inverso - DI Planejamento Visual
Produção: Wanke S.A.
Tamanho compacto, leveza, praticidade e potencial de economia foram as qualidades destacadas pelo júri.
 Equipamentos de construção
Linha Deslizante. Foto: Deca Menção Honrosa
Linha Deslizante
Design: Ana Lucia de Lima Pontes Orlovitz, Ronaldo Annunciato, Diogo José Carreteiro
Produção: Deca
A linha explora um novo sistema de abertura das torneiras que mostra um esforço de criação baseado em conceito inovador de funcionalidade, com um relacionamento tátil mais agradável que as torneiras comuns. A este aspecto se somam o resultado estético interessante e limpo e uma potencial economia de água.
 Iluminação
Kube. Foto: Nelson Kon 1° lugar
Kube
Design: Fernando Prado
Produção: Lumini
A engenhosa e versátil exploração do perfil de alumínio compartilhado por toda a linha Kube permite a pouco freqüente (entre nós) e oportuna incursão no território da iluminação de áreas externas. Além disso, a simplicidade do elemento base da linha, a variedade de efeitos visuais e a excelência técnica indicaram a linha Kube como primeiro lugar na categoria.
Led it be. Foto: Nelson Kon 2° lugar
Led it be
Design: Fernando Prado
Produção: Lumini
A exploração lúdica e bem-humorada das possibilidades do led como fonte de luz pessoal, a partir do espelhamento de dois cilindros chanfrados de diferentes dimensões, ligados pela familiaríssima haste articulada; as boas opções de fixação; a utilização de fontes sem emissão de calor e o sistema de foco foram os aspectos destacados pelo júri.
Mood. Foto: Nelson Kon Menção Honrosa
Mood
Design: Fernando Prado.
Produção: Lumini
A retomada inteligente do engate tipo "jack", já utilizado por Alberto Meda em homônima luminária de mesa para a Luceplan (1984), permite o desenvolvimento de uma linha de projetores que prima tanto pela economia de meios expressivos quanto pela versatilidade.
 Mobiliário
Cadeira Aviador. Foto: Divulgação Mendes-Hirth 1° lugar
Cadeira Aviador
Design: Fernando Mendes de Almeida, Roberto Hirth
Produção: Mendes-Hirth Marcenaria
A correta utilização da madeira –que segue a tradição brasileira, com referência especial a Sergio Rodrigues-, a escala do objeto, a estruturação do móvel em seus encaixes e travamentos, o desenho e o grande conforto da cadeira Aviador foram as características ressaltadas pelo júri para dar o prêmio de mobiliário.
Estante Topo 2° lugar
Estante Topo
Design: Fernando Rihl, Christopher Procter
Produção: Tok & Stok
Leveza, beleza, volumetria alcançada com plano, justo emprego do material e praticidade foram os aspectos elencados pelo júri. A tecnologia empregada traz a utilização total da chapa demadeira através do processo CNC de corte, o que possibilita precisão e produtividade. A montagem é feita com encaixes na madeira, um número reduzido de parafusos e travamento em perfis de aço. O resultado final, acessível e útil, também economiza espaço no armazenamento e transporte.
Cadeira Mina Menção Honrosa
Cadeira Mina
Design: Daniel Diniz Maia, Roberto Candido Araújo
A peça inova na concepção formal da cadeira possível pela utilização de fibra de vidro. Seu desenho permite sua reprodução em grande série em plástico injetado. Também cumpre de maneira adequada a função de uso, pela comodidade.
Módulo Arco Menção Honrosa
Módulo Arco
Design: Diogo Lage Souza, Eduardo Cronemberger de Faria
Produção: Habto Design
As características mais destacadas do projeto pelo foram a otimização de processos e custos em sua produção, armazenamento e distribuição, além da possibilidade de personalização do objeto final. A utilização de madeiras de reflorestamento ou certificadas e recouro complementam a correção do projeto.
Cadeira Mariante. Foto: Divulgação Mendes-Hirth Menção Honrosa
Cadeira Mariante
Design: Fernando Mendes de Almeida, Roberto Hirth
Produção: Mendes-Hirth Marcenaria
O júri destacou a simplicidade e graça do desenho, bem como o sistema de encaixes, a precisão de execução, o conforto e a economia de custos do projeto para destinar menção honrosa à cadeira Mariante.
 Protótipo mobiliário
Cadeira Troca Menção Honrosa
Cadeira Troca
Design: Zanini de Zanine e Flavio Faccini
O desenho simples e a característica lúdica proporcionada pela personalização via troca de cores das placas foram aspectos destacados pelo júri para conferir a menção.
Namoradeira Xaveco. Foto: Ricardo Barddal Menção Honrosa
Namoradeira Xaveco
Design: Ricardo Barddal
A simplicidade do desenho – um plano encurvado, o conforto e a recriação do tipo de móvel namoradeira foram as características destacadas pelo júri para conferir a este protótipo a menção honrosa.
 Têxteis
Tecido 1 Menção Honrosa
Tecido 1
Karol Pichler
Potencial estético original dado pelo tratamento na superfície têxtil utilizando material inusitado caracteriza a inovação do “Tecido 1”. As etiquetas de polipropileno interferem na textura da superfície, alterando a percepção da forma, cor e luz e dando movimento, grafismo e sensação de leveza ao tecido.
 Trabalhos escritos
Revista dObra[s]. Direção de arte/Projeto gráfico/Capa: Cris Lueth 1° lugar
Revista dObra[s]
Autores: Gilda Chataignier, Maria Claudia Bonadio, Mônica Moura, Sylvia Demetresco, João Braga, Fausto Viana, Rosane Muniz, Ana Claudia de Oliveira, Carol Garcia
Edição: Estação das Letras e Cores Editora
Originalidade pela forma de abordar a moda, contribuição para o estudo e o debate do tema na sua inserção cultural ampla e a inter-relação com os demais campos de estudos culturais para pesquisadores e profissionais, mas com potencial para atingir o leitor diferenciado de bom nível cultural foram as características apontadas pelo júri.
Projeto da praça: convívio e exclusão no espaço público. Capa: Antonio Carlos de Angelis 1° lugar
Projeto da praça: convívio e exclusão no espaço público
Autoria: Sun Alex
Edição: Editora Senac São Paulo
O trabalho contribui positivamente para o estudo do tema, com exemplos claros e eficientes, relacionando as praças à vida social e através delas analisando comportamentos de diferentes culturas. As melhorias urbanas sugeridas pelos projetos apresentados para seis praças da região de São Paulo instigam a reflexão e estudos posteriores sobre o potencial de transformação das cidades através da requalificação de suas áreas comuns, ruas, parques e praças.
Desenho Universal. Métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas 2° lugar
Desenho Universal. Métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas
Autoria: Silvana Cambiaghi
Edição: Senac São Paulo
O trabalho tem função didática e mostra o panorama nacional e internacional da discussão do tema do Design Universal e indica caminhos para projetos inclusivos. O júri destaca a preocupação de mostrar que o design inclusivo deve constar da elaboração e das conjecturas iniciais do projeto, ligado ao conjunto das preocupações com a qualidade e o conforto.
Menção Honrosa
Design do Mobiliário Moderno Brasileiro
Autoria: Alexandre Penedo Barbosa de Melo
O trabalho propõe a categorização do mobiliário moderno brasileiro segundo a sua relação formal com a paisagem. Traz abordagem nova, boa sistematização do material e inovação sobre o tema proposto.
Menção Honrosa
Na rua: pós-grafite, moda e vestígios.
Autores: Ana Paolo Araujo, Fernanda Camargo Guimarães, Tereza Cristina Fernandes Leão, Myrian Melo,Juliana Pontes Ribeiro,Cássia Macieira,Vera Casa Nova,Natacha Rena,Josana Matedi.
Edição: Editora FEA-Fumec – Belo Horizonte
A originalidade do trabalho se mostra na relação entre moda, design gráfico e design de superfície.
 Utensílios
Cabide Bambu 1° lugar
Cabide Bambu
Design: Takeshi Sumi
Produção: Kotybambu
A forma delicada do objeto, o material utilizado e o sistema construtivo que prescinde de elementos de fixação foram as características marcantes apontadas pelo júri para a premiação do cabide Bambu.
Faca Atobá. Divulgação Mendes-Hirth 2° lugar
Faca Atobá
Design: Roberto Pereira Hirth, Fernando Mendes de Almeida
Produção: Mendes-Hirth
A faca Atobá inscreve-se, com sensibilidade e competência, nos limites restritos que convém ao design deste tema: sutileza na investigação formal, no uso adequado dos materiais e atenção às demandas de uma boa empunhadura - peso, equilíbrio e dimensões corretas.
Linha pingada Menção Honrosa
Linha Pingada
Design: Luiz Pellanda, Henrique Serbena, Aleverson Ecker
Produção: Holaria Cerâmica Contemporânea / Germer Porcelanas Finas S/A
A Linha Pingada apresenta uma nova solução estética para xícaras de café e chá, inspirada inteligentemente no já tradicional “copo americano”, presente nos bares e botequins por todo o Brasil e incorporado ao imaginário do “pingado” ou “média” do brasileiro. A associação correta torna a linha afável, suas peças complementares garantem graça e tornam o produto sutil e eficiente, e ainda com a possibilidade de grande escala produtiva.
Linha Coral Éden. Foto: Acervo Holaria Menção Honrosa
Linha Coral Éden
Design: Luiz Pellanda, Henrique Serbena, Aleverson Ecker
Produção: Holaria Cerâmica Contemporânea / Germer Porcelanas Finas S/A
As analogias orgânicas e marítimas que instruem o design dos vasos da Linha Coral resultam em peças de delicada beleza que transitam da regularidade geométrica para a expressão do movimento e evolução da matriz formal no espaço. As peças demonstram domínio técnico na utilização do material pela qualidade do acabamento final.

voltar
Prêmio Design
Concurso
do cartaz
Cartazes
Busca
edições anteriores
2011 - 25º Prêmio Design
2010 - 24º Prêmio Design
2009 - 23º Prêmio Design
2008 - 22º Prêmio Design
2007 - 21º Prêmio Design
2006 - 20° Prêmio Design
2005 - 19° Prêmio Design
2004 - 18° Prêmio Design
2003 - 17° Prêmio Design